inova.jor

inova.jor

Quanto tempo leva para superar uma crise

A Pets.com foi um dos símbolos da bolha da internet dos anos 2000
A Pets.com foi um dos símbolos da bolha da internet dos anos 2000

A bolha da internet explodiu há quinze anos, nos Estados Unidos, jogando o setor de tecnologia numa crise que só começou a ser superada em 2004, com a abertura de capital do Google.

Um dos grandes ícones daqueles tempos de exuberância irracional foi a empresa Pets.com, que vendia produtos de animais de estimação com prejuízo; queimou, em pouco mais de dois anos, os US$ 300 milhões que recebeu em investimento; e fechou as portas logo depois de veicular um comercial no Super Bowl, o horário mais caro da TV americana. O mascote da empresa era um fantoche de meia em forma de cachorro.

A Business Insider citou dados da PwC para mostrar que, pela primeira vez, o total investido num trimestre em empresas de software nos EUA superou os tempos da bolha. No segundo trimestre deste ano, os investimentos chegaram a US$ 7,3 bilhões, comparados a US$ 7 bilhões no mesmo período de 2000.

Dados da PwC sobre investimento em empresas de software nos EUA

A própria Business Insider fez algumas observações sobre os dados. Não há informações, por exemplo, se os números são corrigidos pela inflação. O total de transações ainda está abaixo do pico de 2000, o que significa que menos empresas estão recebendo mais dinheiro.

Superação

Os dados mostram como é difícil superar uma crise. O índice da bolsa eletrônica Nasdaq só conseguiu ultrapassar a pontuação máxima que havia atingido na época da bolha em 23 de abril deste ano, quando fechou com 5.056,06 pontos. Hoje, o índice Nasdaq encerrou a 4.517,32 pontos, abaixo do pico pré-crise.

Foto: Reprodução

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Mark Zuckerberg teve de defender publicamente o Facebook depois da vitória de Trump / JD Lasica/Creative Commons

Como diferenciar as notícias falsas das verdadeiras

A vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos trouxe à tona uma discussão sobre notícias falsas na internet. Mark Zuckerberg teve de defender o Facebook da acusação de que a disseminação de mentiras na rede social foi determinante para o resultado das urnas. Segundo o presidente do Facebook,[…]

Leia mais »
Com a compra da Whole Foods, a Amazon deve passar a mapear o comportamento do cliente em lojas físicas / Divulgação

Internet das coisas converte visitante do varejo em cliente

A compra da rede de supermercados Whole Foods pela Amazon na semana passada consolida um movimento muito forte do varejo mundial: a dissolução das barreiras entre o mundo digital e as operações tradicionais de comércio. A Amazon está acostumada a mapear as buscas e decisões de compra de seus usuários[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami