inova.jor

inova.jor

Como o tablet com teclado destacável pode salvar o mercado de PCs

Surface, da Microsoft, definiu categoria de tablet com tela destacável
Surface, da Microsoft, definiu categoria de tablet com tela destacável / Mark Von Holden/Divulgação

Já faz um tempo que a venda de PCs vai mal. No ano passado, foram comercializadas 276,2 milhões de unidades em todo o mundo, uma queda de 10,5% sobre 2014, segundo a consultoria IDC. O mercado fechou abaixo de 300 milhões de unidades pela primeira vez desde 2008 e a queda foi a maior da história.

Apesar disso, os tablets com teclados destacáveis, como o Surface, da Microsoft, registraram alta no ano passado, mesmo a partir de uma base pequena. Eles não foram incluídos no total de vendas de PCs. Se as vendas desse tipo de máquina fossem somadas aos PCs,  a queda anual teria sido de 7,5%, no lugar de 10,5%.

Para este ano, a IDC prevê que o mercado de PCs vai diminuir 3,1%, sem os tablets com tela destacável. Com eles, o crescimento deve ficar entre 1% e 2%.

A Microsoft lançou o Surface em 2012, como uma forma de incentivar os fabricantes de PCs a lançarem equipamentos mais interessantes, principalmente para o mercado corporativo. Deu certo, pois empresas como HP, Dell e Asus colocaram no mercado dispositivos parecidos. Até a Apple seguiu o modelo, com seu iPad Pro.

É um formato que permite ao tablet substituir de verdade o microcomputador, principalmente para pessoas que precisam escrever textos, elaborar planilhas e criar apresentações.

Na semana passada, durante a CES 2016, feira de eletrônicos de Las Vegas, o principal lançamento de computador da Samsung foi um tablet com teclado destacável.

No ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2015, a Microsoft registrou faturamento de US$ 888 milhões com a linha Surface, um avanço de 117% sobre o ano anterior.

Ranking

A chinesa Lenovo continuou em primeiro lugar entre os fabricantes de PCs em 2015, alcançando uma participação de mercado de 20,7%. Em segundo lugar, ficou a HP (19,4%), seguida da Dell (14,1%), Apple (7,5%) e da Acer (7,15%).

 

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Setor bancário quer ter uma visão completa do cliente, independentemente do canal / Divulgação

Como bancos podem se preparar para a transformação digital

Os bancos passam por um momento de mudança. Pela primeira vez, no ano passado, os aplicativos foram os canais mais usados pelos brasileiros para ter acesso a serviços bancários. Segundo estudo feito pela Deloitte para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 21,9 bilhões de transações bancárias foram feitas pelo mobile[…]

Leia mais »
Marcelo Bonassi, gerente de produto da HP Brasil, explica o funcionamento da impressora e tubos de tinta / Mariana Lima / inova.jor

HP aposta em impressora com tanques de tinta para jovens e PMEs

A HP anunciou hoje (6/3) a chegada de sua primeira impressora com tanques de tintas ao Brasil. O equipamento tem como público-alvo jovens adultos, adolescentes e pequenas e médias empresas. A HP DeskJet GT 5822 mira consumidores que precisam de alto volume de impressão com qualidade e custo mais baixo. “Percebemos que[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami