inova.jor

inova.jor

Suas informações estão seguras na internet?

Empresas se sentem menos preparadas para enfrentar ameaças digitais
Empresas se sentem menos preparadas para enfrentar ameaças digitais / ep_jhu/Creative Commons

No seriado Mr. Robot, um grupo de hackers decide atacar um conglomerado chamado E Corp., e apagar todas as dívidas do mundo. Christian Slater, que interpreta o “Mr. Robot” do título, disse à Business Insider que trabalhar no seriado o tornou um pouco paranoico em relação à tecnologia.

“Descobri como uma coisa maravilhosa como a internet, com o poder mágico que trouxe para todos nós, também pode ser uma ferramenta muito perigosa”, disse o ator.

Quanto mais conectados estamos, maior é a sensação de insegurança. Dependemos cada vez mais da internet para fechar negócios. Cada vez mais coisas estão conectadas, o que eleva o potencial das ameaças digitais.

A Cisco, fabricante de equipamentos de rede, divulgou hoje seu Relatório Anual de Segurança 2016. O estudo mostrou queda na confiança dos profissionais de segurança da informação sobre a capacidade de as empresas se defenderem de ataques via rede.

Em 2014, 64% dos pesquisados disseram concordar com a seguinte afirmação: “Nossa infraestrutura de segurança é muito atualizada, e é constantemente renovada com as melhores tecnologias disponíveis”. No ano passado, esse total caiu para 59%.

Apesar disso, 92% acreditam que reguladores e investidores vão exigir que as companhias ofereçam mais informação sobre sua exposição ao risco em cibersegurança.

‘Ransomware’

O comportamento dos criminosos online tem mudado. Antigamente, para evitar detecção, eles invadiam rapidamente as redes corporativas para lançar seus ataques.

Segundo o relatório, atualmente eles invadem servidores e fazem de reféns dados de usuários, criptografando-os, para depois exigir o pagamento de um resgate para liberá-los novamente.

Normalmente, cobram de US$ 300 a US$ 500 por usuário.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Foi lançado na USP o livro 'Automação & Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil' / Renato Cruz/inova.jor

Indústria 4.0: ‘Brasil subestima impacto da economia digital’

Os impactos da economia digital foram um tema importante para os chefes de Estado que participaram neste ano do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O economista Octavio de Barros, cofundador da Quantum4, acompanhou o evento. Segundo ele, representantes das 10 principais economias do mundo dedicaram mais da metade[…]

Leia mais »
Wagner Moura participou da apresentação da Netflix na CES 2016

CES 2016: Netflix lança serviço no mundo todo, menos na China

Reed Hastings, presidente e fundador da Netflix, anunciou hoje, durante a CES, em Las Vegas, o lançamento do serviço em mais 130 países. “Estamos quase no mundo todo, menos na China”, disse o executivo. “Chega de esperar, chega de ver coisas num horário que não é o seu, chega de[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami