inova.jor

inova.jor

‘O choque de realidade é muito bom’, diz Kulikovsky, da Acesso

Criada em 2010, a Acesso oferece cartões pré-pagos / Daniel Lobo/Creative Commons
Criada em 2010, a Acesso oferece cartões pré-pagos / Daniel Lobo/Creative Commons

Quando saiu da presidência da Certisign, em 2008, Sérgio Kulikovsky planejava deixar de ser executivo. Ele pegou seu barco e fez uma viagem com a família. Foi até o Caribe, depois para Portugal e então para Israel, onde morou por oito meses.

Em Israel, matriculou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele também cursou o Owner/President Management (OPM), em Harvard, nos Estados Unidos, um curso de administração para donos de empresas, com duração de três anos e aulas durante três semanas por ano.

Como investidor, Kulikovsky criou a empresa de cartões pré-pagos Acesso em 2010. “Criei com a cabeça de não trabalhar”, conta o executivo. “Contratei um executivo para comandar a empresa e fiquei no conselho.”

Mas as coisas começaram a dar errado. “Em 2012, falhou uma rodada de investimento e a empresa estava quase quebrando”, conta Kulikovsky.

Um fundo de investimentos desistiu de aportar recursos na empresa e listou 10 razões para não investir. “O choque de realidade foi muito bom”, explica o executivo. “Ele nos forçou a fazer uma reestruturação interna.”

Kulikovsky assumiu então o comando da empresa e começou a tomar medidas para resolver os problemas apontados pelo fundo. “Dos 10, oito pontos eram válidos e dois não faziam sentido”, afirma. “Em um mês, havíamos endereçado todas as questões e resolvido 60% delas.”

No lugar do fundo, a Acesso acertou um novo aporte com investidores pessoas físicas, a maioria executivos do mercado financeiro. Atualmente, Kulikovsky é o maior acionista da empresa, que tem 35 sócios minoritários.

Empreendedorismo digital

Aos 46 anos, Kulikovsky é um empreendedor veterano da internet brasileira. Em 1998, ele criou a NetTrade, primeira corretora virtual de ações do Brasil, vendida para o portal financeiro Patagon.

Depois da NetTrade, Kulikovsky investiu na Certisign, fornecedora de certificados digitais da qual também foi presidente.

Com a Acesso, a ideia era vender cartões pré-pagos para quem não têm conta bancária poder comprar via internet. O público dos cartões acabou sendo maior que esse.

Além dos desbancarizados, os cartões pré-pagos acabaram sendo usados por profissionais liberais para emitir boletos e por empresas para transferir dinheiro para funcionários que trabalham na rua cobrirem despesas como combustíveis e alimentação, entre outros tipos de uso.

A Acesso conta hoje com mais de 500 mil cartões emitidos e 350 mil cartões ativos. Para este ano, a meta é chegar a 1,4 milhão de cartões emitidos. No ano passado, a Acesso faturou R$ 18 milhões e, para 2016, a expectativa é alcançar R$ 40 milhões.

Kulikovsky não enxerga a crise financeira atual como um fator totalmente negativo. “A crise torna a minha vida mais tranquila”, explica. “Chegamos a ter 15 concorrentes, e hoje temos cinco de verdade.”

Cartões: Antes da Acesso, Sérgio Kulikovsky esteve à frente da NetTrade e da Certisign / Renato Cruz/inova.jor
Antes da Acesso, Sérgio Kulikovsky esteve à frente da NetTrade e da Certisign / Renato Cruz/inova.jor

 

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Antes da Brasil/CT, Marcos Wettreich criou o iBest e a MLab / Divulgação

‘Nunca faço business plan quando começo um negócio’

Marcos Wettreich é um pioneiro da internet brasileira. Quem acompanhou a chegada da operação comercial da rede no Brasil, há pouco mais de duas décadas, lembra-se da revista Internet World e da empresa de eventos Matel, dois empreendimentos de Wettreich. Também deve se lembrar do iBest, que surgiu como prêmio e[…]

Leia mais »
Eric Hutto (dir.), da Unisys, fala da importância da tecnologia para o governo / Renato Cruz/inova.jor

‘Tecnologia precisar ser prioritária na agenda do governo’

A transformação digital do governo é um tema prioritário nas maiores economias do mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Mas ainda não no Brasil. Para Eric Hutto, presidente sênior da Unisys, as eleições deste ano são uma oportunidade para mudar esse cenário. A digitalização pode tornar o governo[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami