inova.jor

inova.jor

Software impulsiona mercado de tecnologia no Brasil

Investimento em software impulsiona mercado de tecnologia da informação no Brasil / Open Grid Scheduler / Creative Commons
Mercado brasileiro de TI cresceu 9,2% em 2015, liderado pelo setor de software / Open Grid Scheduler/Creative Commons

Os investimentos em software incentivaram o avanço do mercado brasileiro de tecnologia da informação no ano passado. Em 2015, o País registrou crescimento de 9,2%, quando comparado ao ano anterior, alcançando US$ 59,9 bilhões.

O resultado faz parte do estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2016, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), em parceria com a consultoria IDC.

Segundo o estudo, o Brasil investiu US$ 12,3 bilhões em software em 2015, um aumento de 30,2% em relação ao ano anterior. Apesar de maior (US$ 33,4 bilhões), o mercado de hardware registrou o menor avanço, de 6,3%, enquanto o setor de serviços cresceu 8,2%.

Em termos globais, o Brasil é oitavo no ranking dos países que mais investem em software e serviços, com gastos de U$ 27 bilhões. Os Estados Unidos (US$ 470 bilhões), Reino Unido (US$ 83 bilhões) e Japão (US$ 77 bilhões) lideram a lista.

Divisão regional

No âmbito local, a Região Sudeste foi a que mais destinou verbas para TI no ano passado, concentrando 60,44% do mercado brasileiro. O Nordeste ficou como segundo colocado, com 10,72%, seguido da Região Centro-Oeste, com 10,64%.

Apesar do cenário negativo da economia brasileira, o estudo prevê um crescimento de 3% nos investimentos de TI para este ano, acima da média global de 2,4%.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Clientes de e-commerce preferem atendimento digital, diz pesquisa / Michele Ursino/Creative Commons

Uma única experiência ruim já pode afastar consumidor da marca

O varejo online cresce no Brasil e no mundo. Uma pesquisa da Ovum para a LogMeIn destacou a importância do atendimento no comércio eletrônico. O atendimento sem contato direto com humanos já é favorito de 60% dos consumidores, conforme a pesquisa. Os compradores entrevistados disseram que preferem o contato por canais de suporte na[…]

Leia mais »
Os bots foram destaque durante o evento Fbstart, do Facebook, que reuniu 450 startups / Futurecom

Robôs que batem papo substituem aplicativos e sites

Existe forma mais natural de comunicação que a boa e velha conversa? Empresas, marcas e artistas começaram a substituir aplicativos e sites por robôs que batem papo como o canal preferencial de comunicação com seu público. Somente no Messenger, do Facebook, existem mundialmente mais de 30 mil bots (como são[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami