inova.jor

inova.jor

Algar Telecom aposta em startups e inovação aberta

A Algar Telecom criou um espaço aberto ao ecossistema de inovação / Renato Cruz/inova.jor
A Algar Telecom criou um espaço aberto ao ecossistema de inovação / Renato Cruz/inova.jor

UBERLÂNDIA

Granja Marileusa é um bairro inteligente que está sendo construído em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Quando escolheu a Nokia para fornecer infraestrutura de telefonia celular no ano passado, a Algar Telecom incluiu no acordo o desenvolvimento de projetos de internet das coisas nesse bairro.

A operadora adotou um modelo de inovação aberta, que inclui fornecedores, universidades, centros de pesquisa e startups. A Nokia é somente um dos parceiros nos projetos da Granja Marileusa.

Com presença em oito Estados e uma rede óptica de 31 mil quilômetros, a Algar Telecom começou a trabalhar com startups no ano passado.

“Nos últimos anos, começamos a construir uma cultura pró-inovação”, afirma Jean Carlos Borges, presidente da Algar Telecom. “O Comitê de Inovação é diretamente ligado ao presidente.”

A Aceleratech foi a parceira da Algar Telecom para seu projeto de startups. A operadora selecionou três empresas para passarem por um processo de aceleração:

  • Intelup – sediada em Piracicaba (SP), desenvolve o uma plataforma chamada TipOff, que se conecta a sistemas e a equipamentos com sensores para identificar possíveis problemas, avisando os gestores por mensagens.
  • FindMe – a startup de Natal (RN) criou um crachá inteligente, que permite localizar e monitorar de forma automática os funcionários da segurança.
  • Espresso – o aplicativo para controle de despesas corporativas foi desenvolvido por uma startup de Uberlândia (MG).

Um foco importante do programa é o processo de mentoria, feito por executivos da operadora. “Queremos absorver a cultura de startup na operação”, afirma Rodolfo Ribeiro, diretor de Gestão da Inovação da Algar Telecom.

Segundo Renato Paschoareli, diretor de Estratégia e Regulatório da empresa, a ideia não é usar o projeto de aceleração de startups como uma maneira de selecionar fornecedores.

“Não queremos contaminar a startup com um grande contrato”, diz Paschoareli. “Não dá para dar ração de cachorro idoso para quem ainda é filhotinho.”

O programa de aceleração tem prazo de seis meses de duração, que pode ser estendido a 10 meses.

Gestão da inovação

Desde 2001, o Grupo Algar tem um Programa de Gestão de Processos (PGP) e um Programa de Gestão de Ideias (PGI). Na Algar Telecom, o grande desafio, vencido nos últimos anos, era transformar as ideias em projetos.

Apesar de ter um banco com milhares de ideias, em 2014 a empresa não tinha nenhum projeto em andamento. Neste ano, tem 31 protótipos em desenvolvimento.

Parte dos lucros distribuídos pela empresa é reservada aos funcionários responsáveis por projetos de inovação. “O reconhecimento é feito em dinheiro, com um pagamento anual”, destaca Paschoareli.

A Algar Telecom mede o sucesso de seus projetos de inovação a partir da geração de uma prova de conceito.

A operadora foi considerada a oitava empresa mais inovadora do País, num ranking definido pela consultoria AT Kearney e a revista Época Negócios.

  • O jornalista viajou a convite da Algar Telecom

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Um crescimento de 10% no acesso aumenta o PIB per capita em 1,38% / Edilson Rodrigues/Agência Senado

Como a falta de infraestrutura de banda larga atrasa o Brasil

O Brasil tem um problema sério de oferta de infraestrutura de banda larga. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11,6 milhões de domicílios brasileiros poderiam pagar pelo serviço, mas ele não está disponível na sua localidade. Ou seja, as empresas que atuam nesse mercado não são nem capazes de atender quem[…]

Leia mais »
Mobilidade: João Carlos Oliveira, da GS1, divulgou estudo sobre automação / Renato Cruz/inova.jor

Como a mobilidade afeta o comportamento do consumidor

O crescimento dos smartphones tem mudado o comportamento do consumidor brasileiro. Hoje (30/6), a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) divulgou a terceira edição de seu estudo Consumidores e empresas: tendências e comportamento no mercado nacional. “O consumidor busca automatizar sua vida cada vez mais pelo celular”, afirma João Carlos[…]

Leia mais »

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami