inova.jor

inova.jor

Ford procura desenvolvedores de aplicativos

Ford lançou no Brasil o Sync 3, sistema de conectividade com acesso ao Apple Car Play e ao Android Auto / Divulgação
Ford lançou no Brasil o Sync 3, sistema multimídia com acesso ao Apple Car Play e ao Android Auto / Divulgação

A Ford quer convencer desenvolvedores de aplicativos para celular a criarem soluções para o Sync 3, seu novo sistema multimídia. Hoje, a montadora anunciou que a linha Focus 2017 virá com o novo sistema.

A indústria automobilística passa por uma grande transformação, que passa pelo carro conectado e os aplicativos de compartilhamento de veículos para chegar ao automóvel sem motorista.

A Ford promete lançar comercialmente um veículo autônomo, sem volante ou pedais, em 2021.

Os programadores interessados em criar aplicativos para os carros da Ford podem baixar um emulador, e testá-los sem precisar ter acesso a um carro.

“Até o fim do ano que vem, teremos o Sync 3 em toda a linha”, afirma David Borges, especialista em Sistemas de Conectividade da Ford América do Sul.

Neste fim de semana, , durante a Campus Party Weekend, no Recife, a Ford promove uma maratona de programação (hackathon) para desenvolvedores que queiram criar aplicativos para o Sync 3.

A empresa já havia promovido um hackathon no ano passado.

O Sync 3 permite ao motorista acessar aplicativos de smartphones por meio de comandos de voz ou da tela sensível ao toque do veículo, sendo compatível com o Apple Car Play e com o Android Auto.

Qual é a vantagem, então, de desenvolver diretamente para os automóveis? “Os aplicativos do Sync 3 têm acesso a informações sobre o veículo que os do celular não têm”, explica Borges.

Por motivos de segurança, existem algumas restrições para os aplicativos desenvolvidos para o carro. “Eles não podem ter vídeo, quiz ou propaganda”, exemplifica o executivo.

Mobilidade

A Ford tem se posicionado como uma empresa de mobilidade, além de montadora de automóveis, adotando uma estratégia que recebeu o nome de Smart Mobility.

Atualmente, o Sync 3 conta com os seguintes aplicativos no Brasil: Spotify, Glympse, Alpeo, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM.

O mercado brasileiro é o segundo a receber uma versão automobilística do Spotify, depois dos Estados Unidos.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Federico Flórez, da Ferrovial, participou de evento da CIONet Brasil / Divulgação

Qual é o lugar da inovação na grande empresa?

As atividades de inovação e de tecnologia da informação devem ficar sob a responsabilidade do mesmo executivo? Esse é o modelo adotado pela Ferrovial, empresa espanhola de infraestrutura. Na semana passada, seu diretor de Informação e Inovação, Federico Flórez, participou em São Paulo de um evento da CIONet Brazil, rede de[…]

Leia mais »
A USP lidera a produção científica mundial sobre cosméticos / Juanedc/Creative Commons

Quais foram as 10 reportagens mais lidas de 2016

Big data, internet das coisas, expansão da banda larga e investimentos em startups foram alguns dos temas de tecnologia e inovação em destaque neste ano. Isso se reflete na relação das dez reportagens mais lidas de 2016 no inova.jor. De certa forma, a lista também serve como retrospectiva do ano. Apesar da[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami