inova.jor

inova.jor

‘O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo’

Qualcomm: Os primeiros lançamentos em 5G devem acontecer em 2019 / tokyoform/Creative Commons
Os primeiros lançamentos devem acontecer em 2019 ou antes / tokyoform/Creative Commons

A indústria da tecnologia móvel evolui muito rápido. Um smartphone lançado hoje é mais poderoso que o modelo anterior e cada nova rede é melhor que sua antecessora.

Cada avanço molda nossa relação com a tecnologia e os dispositivos que usamos no dia-a-dia. Porém, a cada década, há uma grande transição que redefine como a tecnologia móvel impacta a vida das pessoas.

Com o 3G, ajudamos a trazer a internet banda-larga para os dispositivos que até então se restringiam a fazer ligações, inaugurando assim uma nova fase na tecnologia móvel.

Quando entramos na era do 4G LTE, o uso de vídeos via celular deslanchou, impulsionando o número de conexões banda-larga.

Agora, estamos à frente no caminho rumo ao 5G para os próximos 10 anos e além. O 3G e o 4G conectaram pessoas, enquanto o 5G será capaz de conectar tudo.

É uma tecnologia de comunicação mais potente e unificadora, que será fundamental para nossas cidades, empregos e lares.

O 5G mudará a maneira como interagimos com o mundo e uns com os outros:

Steve Mollenkopf, da Qualcomm / Divulgação
Steve Mollenkopf, da Qualcomm / Divulgação
  • expandirá as redes e tecnologias móveis para uma novos segmentos e indústrias;
  • possibilitará que cidades inteligentes suportem o crescimento populacional, que os carros sejam autônomos, se comuniquem entre si e com semáforos, reduzindo acidentes;
  • óculos de realidade virtual permitirão que experimentemos o mundo de novas maneiras;
  • sensores corporais monitorarão nossa saúde e recomendarão dietas, atividades físicas e muito mais.

Projetar um mundo conectado em 5G é extremamente complexo. É preciso um novo tipo de rede móvel que atenda a um crescente número de requisitos de conectividade distintos – como alto throughput e baixa latência, alta segurança e baixo consumo de energia, máxima confiabilidade e excelente cobertura.

A plataforma precisa ser ágil e flexível para corresponder às necessidades de cada aplicação e suportar futuros serviços e tipos de dispositivos.

Expectativa de lançamento

É claro que algo tão significativo não acontece do dia para a noite. Mas o 5G pode estar mais perto do que você pensa. As tecnologias 5G já estão sendo testadas e a padronização pelo 3GPP está avançando. Estimam-se os primeiros lançamentos para 2019 ou mesmo antes.

A Qualcomm tem vasta experiência em 4G LTE e wi-fi – pilares sobre os quais o 5G será construído. Desenvolvemos tecnologias pioneiras em 5G hoje, como LTE Unlicensed, Gigabit LTE, LTE IoT, WiGig802.11ad e rádios mmWave. Contribuímos ativamente com o 3GPP para a padronização do 5G New Radio (NR) e participamos das atividades de pré-trial do 5G.

A Qualcomm é uma empresa voltada para a invenção. Tudo o que inovamos, transformamos e cada obstáculo que superamos constrói a base para as oportunidades sem limites que a tecnologia abrirá. Trabalhamos para fazer do 5G uma realidade. Por que esperar?

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

GE fornece iluminação para Rio de Janeiro

Começa a Olimpíada mais tecnológica da história

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam oficialmente hoje (5/8). A competição acontece pela primeira vez no Brasil. Novas tecnologias estão sendo aplicadas em áreas como segurança, comunicação, energia e mobilidade urbana. Parte dessa inovação ficará de legado para a cidade. Iluminação inteligente A GE e a Current, startup de tecnologia[…]

Leia mais »
Painel em evento da FGV discutiu as tendências tecnológicas e seu impacto no futuro do Brasil / Maria Cristina Gonçalves/Divulgação

Cinco tendências tecnológicas que revolucionam mercados

Passamos por um momento de transição. O smartphone, que modificou hábitos de consumidores e transformou mercados nos últimos anos, parece ter se tornado uma tecnologia madura. Os resultados de tendências com internet das coisas, big data e computação em nuvem apenas começam a aparecer. Ontem (30/11), participei do evento Temos Futuro?[…]

Leia mais »

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami