inova.jor

inova.jor

Quais são as melhores práticas para publicar dados na Web

Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons
Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons

O World Wide Web Consortium (W3C) lançou um documento de referência com recomendações para a publicação de dados na Web.

Intitulado Boas Práticas para Dados na Web, o documento foi redigido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documento mostra como profissionais envolvidos com gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados podem descobrir, acessar e processar dados de uma forma mais eficiente.

São detalhados tópicos como metadados, qualidade e proveniência dos dados, licença e uso.

A metodologia envolveu coleta de casos sobre uso de publicação de dados na Web de diferentes partes do mundo, consultas públicas e a participação da comunidade Web.

O texto está disponível na íntegra em inglês. A tradução para português será lançada em breve.

O W3C é uma comunidade internacional que desenvolve padrões abertos para a Web, liderada pelo criador da tecnologia, Tim Berners-Lee.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Tonia Casarin apresentou projeto de qualificação socioemocional para professores / Divulgação

Educadora carioca é premiada pela Singularity University

A educadora carioca Tonia Casarin foi a vencedora do Singularity University Brazil Global Impact Challenge 2017.  A final da competição aconteceu na quinta-feira passada (4/5) em Curitiba, no campus da Universidade Positivo. A pesquisadora foi uma das 10 finalistas entre 107 inscritos na competição, que tinha como tema Educação para o Século[…]

Leia mais »
Serviços como Netflix tem reduzido a demanda por TV paga / Divulgação/Netflix

Como o vídeo por streaming afeta a TV paga

No ano passado, o Brasil perdeu assinantes de TV paga pela primeira vez. Foram cerca de 500 mil pessoas que desligaram seus serviços de cabo ou satélite. Parte disso foi resultado da crise. Outra parte foi uma tendência que já acontece há algum tempo fora do Brasil, chamada “cord cutting”.[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami