inova.jor

inova.jor

Quais são as melhores práticas para publicar dados na Web

Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons
Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons

O World Wide Web Consortium (W3C) lançou um documento de referência com recomendações para a publicação de dados na Web.

Intitulado Boas Práticas para Dados na Web, o documento foi redigido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documento mostra como profissionais envolvidos com gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados podem descobrir, acessar e processar dados de uma forma mais eficiente.

São detalhados tópicos como metadados, qualidade e proveniência dos dados, licença e uso.

A metodologia envolveu coleta de casos sobre uso de publicação de dados na Web de diferentes partes do mundo, consultas públicas e a participação da comunidade Web.

O texto está disponível na íntegra em inglês. A tradução para português será lançada em breve.

O W3C é uma comunidade internacional que desenvolve padrões abertos para a Web, liderada pelo criador da tecnologia, Tim Berners-Lee.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

'Os monges pararam de meditar? Pararam de rezar? Todos parecem estar tuitando', diz Herzog / Reprodução

Werner Herzog apresenta visão apocalíptica da internet

No começo de setembro de 1859, uma grande tempestade solar, que ficou conhecida como Evento Carrington, causou falhas em sistemas de telégrafo nos Estados Unidos e na Europa. Fitas de telégrafo pegaram fogo e torres soltaram faíscas. Alguns operadores tomaram choques, enquanto outros conseguiram transmitir e receber mensagens mesmo depois de[…]

Leia mais »
Imagem capturada durante a missão Juno da Nasa

Público escolhe que fotos a Nasa vai tirar de Júpiter

Pela primeira vez na história, a Nasa ofereceu ao público a oportunidade de escolher que imagens que devem ser capturadas durante uma de suas missões espaciais. Em 2 de fevereiro, quando se aproximar do polo norte de Júpiter, a sonda Juno vai tirar fotos escolhidas por votação via internet. O resultado pode ser visto no site do[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami