inova.jor

inova.jor

IBM cria garagem para agilizar inovação em empresas brasileiras

Na Garagem da IBM são criados MVPs para testar soluções para grandes empresas / Mariana Lima / inova.jor
Na garagem da IBM são criados protótipos para grandes empresas testarem soluções  / Mariana Lima/inova.jor

A IBM Brasil lançou ontem (15/2) a Garagem 1157, um espaço destinado a empresas brasileiras que queiram desenvolver e testar soluções de internet das coisas, blockchain e computação cognitiva.

O projeto, que já existe em cidades como São Francisco, Nova York, Tóquio e Toronto, é baseado na metodologia de Garagem Bluemix, desenvolvido pela IBM com base em design thinking.

O modelo recebeu prêmios internacionais ano passado por sua capacidade de agilizar processos complexos.

A garagem de São Paulo é a primeira da América Latina, mas a expectativa é replicar o projeto em outros países da região.

Metodologia

As empresas que quiserem contratar os serviços da garagem poderão criar e testar protótipos para soluções específicas num prazo de quatro a oito semanas, dependendo da complexidade.

No local, as empresas poderão acelerar seus projetos com a participação de equipes de especialistas da IBM.

A ideia é que, em poucas semanas, grandes empresas criem um produto minimamente viável (MVP, na sigla em inglês). O modelo é muito adotado pelas startups e garante flexibilidade e agilidade em períodos de testes.

“Percebemos que faltava para o mercado um lugar para fazer esse primeiro teste”, explica Agostinho Villela, gerente do Client Center da IBM América Latina

Economia

Além de alavancar o processo de inovação, a garagem pode ser uma opção para empresas que querem testar sem gastar muito.

Isso porque programas-testes de inovação em grandes empresas normalmente demandam alto investimento e tempo para planejamento, tornando o processo de transformação mais lento e caro.

Segundo Mauro D’Angelo, diretor de soluções de indústria da IBM Brasil, a garagem não será uma fonte de renda para a empresa, mas uma ponte entre as empresas e a inovação.

“Esperamos que o espaço funcione como acelerador de transformação da inovação das empresas brasileiras. E, com isso, elas se tornem mais competitivas”, explica Mauro D’Angelo, diretor de soluções de indústria da IBM Brasil.

Sem divulgar valores, D’Angelo afirma que os valores serão competitivos justamente para atrair o mercado para dentro da IBM.

“Nossa intenção é que o valor seja a coisa menos debatida na hora de fechar com uma empresa. Cobraremos o suficiente só para pagar a equipe que trabalhará com essa companhia na garagem e a depreciação do espaço”, completa.

A garagem funciona com a plataforma Bluemix, um produto em nuvem vendido pela IBM.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Dirigentes da Saint-Gobain planejam visitar semanalmente as startups do Cubo / Divulgação

Saint-Gobain procura startups no Cubo

Criado no ano passado, o Cubo Coworking Itaú tornou-se um espaço de referência para startups digitais, principalmente para as chamadas fintechs, que oferecem serviços financeiros. Recentemente, a Saint-Gobain fechou uma parceria com o Cubo. O que uma empresa de materiais de construção e industriais busca nesse ambiente? “É um projeto muito importante para[…]

Leia mais »
Recrutadores têm dificuldade de encontrar profissionais qualificados de tecnologia da informação / Leonardo Rizzi/Creative Commons

Brasil e União Europeia vão investir R$ 52 milhões em projetos de tecnologia

Brasil e União Europeia vão investir € 16 milhões (R$ 52 milhões) em projetos de tecnologia da informação e comunicação nas áreas de internet das coisas, computação em nuvem e redes de quinta geração (5G). A 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação foi lançada pelo Ministério[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami