inova.jor

inova.jor

IBM Brasil tem sua primeira mulher ‘distinguished engineer’

Com o título de distinguished engineer, Cintia Barcelos reconhece o desafio de aumentar a representatividade feminina em exatas / Divulgação
A engenheira Cintia Barcelos reconhece o desafio de aumentar a representatividade feminina em exatas / Divulgação

Cintia Barcelos conquistou o título de distinguished engineer (engenheira distinta) na IBM Brasil. Funcionária da empresa há 24 anos, é a primeira mulher na IBM América Latina a ocupar essa função.

Além do vasto conhecimento técnico, o título reconhece a capacidade de influenciar o desenvolvimento de produtos da empresa, de liderar equipes técnicas e de ocupar uma posição de referência na empresa e no mercado.

Representatividade

Cintia reconhece o desafio de melhorar a representatividade feminina em carreiras de exatas.

“Existe pouco incentivo nas escolas para meninas que tenham aptidão na área de exatas. Há preconceito de sobra e poucos exemplos. Precisamos de programas consistentes desde o ensino fundamental para que todas as mulheres que desejam seguir carreira em áreas exatas possam se desenvolver”, afirma, em comunicado.

Formada em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a engenheira começou a trabalhar como estagiária na IBM em 1993 e atualmente é chefe de tecnologia de um grande cliente do setor de finanças.

“Na área técnica, infelizmente, o estereótipo do bom profissional é masculino. Sou mãe, esposa e distinguished engineer na IBM. Mulheres podem ser tudo o que quiserem”, diz a engenheira.

Desde 2012, a presidente mundial da IBM é a engenheira Ginni Rometty.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Série de documentários mostra como grupos privados se preparam para viagem à Lua / Reprodução

Moon Shot: J.J. Abrams produz documentário sobre corrida à Lua

Em 2007, o Google lançou um desafio para empresas privadas, oferecendo US$ 30 milhões para quem conseguir mandar uma sonda à Lua, percorrer 500 metros na superfície do satélite natural e transmitir fotos e vídeos em alta definição de volta para a Terra. O prazo do Google Lunar XPrize (GLXP) termina no ano[…]

Leia mais »
Os bots foram destaque durante o evento Fbstart, do Facebook, que reuniu 450 startups / Futurecom

Robôs que batem papo substituem aplicativos e sites

Existe forma mais natural de comunicação que a boa e velha conversa? Empresas, marcas e artistas começaram a substituir aplicativos e sites por robôs que batem papo como o canal preferencial de comunicação com seu público. Somente no Messenger, do Facebook, existem mundialmente mais de 30 mil bots (como são[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami