inova.jor

inova.jor

Robôs industriais enfrentam riscos de segurança

Estudo identificou software obsoleto e inseguro em robôs industriais conectados / Florian Voggeneder/Creative Commons
Estudo identificou software obsoleto e inseguro em robôs industriais conectados / Florian Voggeneder/Creative Commons

Os robôs industriais conectados à internet representam um risco de segurança, segundo relatório da Trend Micro. Eles são parte essencial da chamada Indústria 4.0.

O estudo aponta que, para que as ameaças sejam mitigadas, é necessário melhorar a qualidade do software incorporado nessas máquinas, num esforço conjunto de profissionais de segurança digital, desenvolvedores de sistemas e fornecedores de equipamentos.

O país que tem mais robôs conectados são os Estados Unidos. Até 2018, fábricas do mundo todo devem ter 1,3 milhão de robôs.

Os riscos incluem danos físicos, sabotagem por ransomware (exigência de resgate) e roubo de informações confidenciais da rede da fábrica.

Vulnerabilidades

Segundo a Trend Micro, interfaces como web services e APIs (sigla em inglês de interfaces de programação de aplicação) criam a possibilidade de que criminosos assumam o controle dos robôs remotamente.

A empresa de segurança aponta que muitos sistemas têm como base sistemas operacionais vulneráveis e ultrapassados, como o Linux 2.6 (a versão atual é a 4.11).

Alguns dispositivos permitem até acesso irrestrito por meio de credenciais anônimas.

Um teste prático identificou os seguintes problemas:

  • Componentes de software sem atualizações e ultrapassados;
  • Padrões e práticas ruins de autenticação;
  • Interface de web insegura.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Brasileiros têm concentrado comunicação em aplicativos como o WhatsApp

O que os bots têm a ver com a transformação digital

Os bots são uma das apostas do mercado brasileiro para a transformação digital das empresas. Esses robôs de bate-papo substituem atendentes humanos em operações repetitivas de acesso à informação. O tema foi debatido durante o Bots Experience Day, hoje (20/03) em São Paulo. Os bots tornaram-se famosos no ano passado com a divulgação[…]

Leia mais »
Celulares começam a ser capazes de traduzir e de reconhecer imagens, mesmo desconectados / Jorge Gonzalez/Creative Commons

Inteligência artificial chega às bordas das redes

Atualmente, serviços baseados em inteligência artificial rodam em grandes centros de dados, acessados por nossos celulares e computadores. Mas esse cenário começa a mudar. Segundo previsão da consultoria Deloitte, neste ano, um em cada cinco smartphones vendidos no mundo terá capacidade local de aprendizado de máquina. Ou seja, são mais de[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami