inova.jor

inova.jor

O que falta para a massificar os pagamentos móveis

Pagamentos móveis: Maioria já sabe que é possível pagar com o celular, afirma Edlayne Altherman Burr, da Accenture / Renato Cruz/inova.jor
Maioria já sabe que é possível pagar com o celular, afirma Edlayne Altherman Burr, da Accenture / Renato Cruz/inova.jor

A fase de divulgação dos sistemas de pagamentos móveis já passou. Segundo Edlayne Altherman Burr, diretora da Accenture, 56% das pessoas já sabem que dá para pagar com o celular.

“Antes, a prioridade era a educação dos consumidores”, explica Burr, que participou hoje do evento Cards Payment & Identification 2017, em São Paulo. “Atualmente, é entender o que leva ao uso dos pagamentos móveis.”

Os dois grupos que mais adotam os pagamentos digitais são os millennials (nascidos de meados da década de 1990 até o começo da década de 2000) e os consumidores de renda mais alta.

Alta renda

Ao contrário do que a maioria pode pensar, o uso de meios digitais de pagamento é maior entre os consumidores de alta renda do que entre os millennials.

Uma pesquisa mundial da Accenture mostrou que 35% das pessoas no grupo “mass affluent” (alta renda) usam pelo menos semanalmente usam o celular para pagamentos em lojas físicas, comparados a 28% dos millennials e 18% do total da população.

A maioria das pessoas planeja aumentar o uso de meios digitais nos próximos anos. Para a diretora da Accenture, uma forma de incentivar o uso seriam planos de recompensas, pontos e cupons.

Burr destacou que, de forma geral, a velocidade com que o brasileiro adota novas tecnologias é maior que a média mundial.

“Quando não recebe o prometido, também é mais revoltado”, afirmou. “O consumidor brasileiro abandona mais fácil o prestador de serviço, é mais difícil de voltar e reclama mais nas redes sociais.”

A Febraban informou recentemente que, no Brasil, as transações bancárias por celular já ultrapassaram o internet banking.

Tendências tecnológicas

A partir do estudo Accenture Techvision 2017, a executiva destacou cinco tendências para o setor financeiro brasileiro:

  • Definir novas normas – 71% das empresas financeiras do Brasil consideram entrar num consórcio de tecnologia que ajude a definir regras para a indústria.
  • Design para seres humanos – 53% das empresas financeiras brasileiras planejam uso extensivo de análise do comportamento humano e insights para guiar a definição da experiência do cliente.
  • Força de trabalho líquida – 88% concordam que as organizações que integram com êxito uma força de trabalho líquida em seu modelo de negócios ganharão vantagem competitiva significativa por meio da inovação.
  • Poder do ecossistema – 79% dos executivos acreditam ser muito importante adotar um modelo de negócios baseado em plataformas e envolver-se em ecossistemas com parceiros digitais.
  • Inteligência artificial é a nova interface do usuário – 91% concordam que a inteligência artificial vai revolucionar a maneira como eles ganham informações e interagem com os clientes.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Marcelo Bonassi, gerente de produto da HP Brasil, explica o funcionamento da impressora e tubos de tinta / Mariana Lima / inova.jor

HP aposta em impressora com tanques de tinta para jovens e PMEs

A HP anunciou hoje (6/3) a chegada de sua primeira impressora com tanques de tintas ao Brasil. O equipamento tem como público-alvo jovens adultos, adolescentes e pequenas e médias empresas. A HP DeskJet GT 5822 mira consumidores que precisam de alto volume de impressão com qualidade e custo mais baixo. “Percebemos que[…]

Leia mais »
Embrapii irá investir em chamadas públicas, parcerias e bolsas de pesquisa / MCTIC / Creative Commons

Embrapii anuncia pacote de inovação de R$ 100 milhões

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) irá investir R$ 100 milhões em recursos em inovação por meio de parcerias e chamadas públicas. A primeira chamada pública será destinada a três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), ligados ao Ministério da Educação. Eles passarão a ser[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami