inova.jor

inova.jor

De onde deve vir o crescimento no mercado de mídia

Mídia: David Lynch interpreta Gordon Cole na volta do seriado Twin Peaks / Reprodução
David Lynch interpreta Gordon Cole na volta do seriado Twin Peaks / Reprodução

O mercado de entretenimento e mídia está desacelerando. A PwC prevê que, nos próximos cinco anos, o crescimento médio global do setor deve ficar em 4,2%.

A projeção do ano passado era de 4,4% de expansão anual.

A participação de entretenimento e mídia no Produto Interno Bruto (PIB) global deve cair de 2,54% neste ano para 2,39% em 2021.

Muitos grandes mercados parecem ter alcançado um ponto de saturação, segundo a consultoria:

    “Conforme consumidores compram assinaturas de streaming no lugar de downloads de músicas, e anunciantes fazem aquisições segmentadas online no lugar de buscar a mídia de massa, seus gastos gerais talvez não cresçam tão rápido quanto no passado.”

Áreas de crescimento

Somente jornais e revistas devem apresentar queda em números absolutos.

Os motores do crescimento, com avanço acima da média da economia, serão quatro: vídeo via internet, publicidade online, videogames e acesso à internet.

O estudo não levou em conta os segmentos de e-sports e realidade virtual, pois, por partirem de uma base muito pequena, têm crescimentos projetados elevados.

Projeção de crescimento do mercado de mídia e entretenimento / Fonte: PwC

O faturamento do vídeo via internet deve registrar um crescimento médio anual de 6%, já descontada uma expansão de 5,6% do PIB mundial.

Os jornais, por outro lado, devem diminuir 8,3% ano ano. A TV e o vídeo tradicionais têm uma queda esperada de 4,2%.

Foco nos fãs

O relatório da PwC sugere que as empresas de entretenimento e mídia devem focar nos fãs de seus produtos e construir seu negócio em torno deles.

Com os fãs, é possível conseguir maior engajamento, fidelidade e gasto per capita, diferentemente de uma audiência ocasional e de baixo valor.

A consultoria faz quatro recomendações:

  • Saiba quem são os fãs. As empresas precisam melhorar sua capacidade de captar informações e segmentar a audiência. Para isso, precisam fortalecer análise de dados, medição e gestão.
  • Aumente a agilidade e flexibilidade do negócio. As organizações precisam estar conectadas, ter equipes multidisciplinares e responder rapidamente a novas preferências, modelos de negócio e tecnologias.
  • Monetize o relacionamento total com fãs. Estenda as marcas preferidas dos fãs a novos mercados e gere receita por meio de múltiplos modelos de negócio, como publicidade, assinaturas e transações.
  • Adote um foco centrado no fã. As empresas precisam de criar relacionamento direto com o consumidor. Isso significa deixar de operar no atacado e oferecer experiências fim a fim diretamente aos usuários.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Christopher Klotzbach diretor da Flurry fala sobre mobile 2.0 / Mariana Lima / inova.jor

Para onde vai o mercado de aplicativos

Para Christopher Klotzbach, diretor da Flurry Analytics, a experiência dos usuários de aplicativos entra numa nova fase, que ele chama de Mobile 2.0. O executivo tem uma visão privilegiada desse mercado. Pertencente ao Yahoo, a Flurry opera uma plataforma usada por desenvolvedores para entender e acompanhar o perfil dos usuários de seus[…]

Leia mais »
A fabricante de tratores Agco adotou a nova versão do Glass em sua linha de produção / Divulgação

Google Glass volta ao mercado em versão para a indústria

Os óculos de realidade aumentada Google Glass fizeram bastante barulho quando foram apresentados aos consumidores, em 2013. Mas o aparelho acabou sendo tirado do mercado dois anos depois, por causa de preocupações com a privacidade, preço alto e baixa duração de bateria. O Glass acaba de ser relançado numa Enterprise[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami