inova.jor

inova.jor

O que tem por trás de um app de sucesso

App: Empresas precisam entender o comportamento dos consumidores nos canais digitais / Toshihiro Gamo/Creative Commons
Empresas precisam entender o comportamento dos consumidores nos canais digitais / Toshihiro Gamo/Creative Commons

Como todos os consumidores, meu principal objetivo ao usar um aplicativo qualquer é que ele realmente cumpra com o seu propósito – e o faça com rapidez, velocidade de resposta, design inovador, navegabilidade, pouco consumo de dados e que não seja “pesado” para o dispositivo utilizado.

Ainda espero que o app tenha também uma interface atraente. Caso contrário, eu o descarto.

Para entender esse desafio – do desenvolvimento de um aplicativo que seja adequado a um determinado público e uso – é necessário compreender o que acontece além de sua criação.

Hoje em dia, sabemos que a grande demanda das empresas que estão migrando para os canais digitais é entender o comportamento do consumidor nesse contexto.

Para isso, é importante ter uma plataforma que facilite a inovação, incluindo analíticos e big data. Mas não é tudo.

Cada vez mais, a experiência do usuário é a fonte de informações que, agregada a uma série de dados sobre a infraestrutura e aplicações, pode fazer com que uma companhia aumente muito a retenção de clientes e, com isso, o seu faturamento.

Moderna fábrica de software

João Fábio Valentin, da CA Technologies / Divulgação
João Fábio Valentin, da CA Technologies / Divulgação

Como em uma fábrica, a construção de um aplicativo de sucesso conta com várias etapas que, juntas – e em perfeita harmonia – respondem aos estímulos vivenciados pelo usuário.

Entre o apertar de um botão e o resultado final, diferentes equipes se juntam para analisar e melhorar o desempenho da aplicação e de todas as suas facetas. Para isso, novas tecnologias e conceitos vem ajudar.

A fim de compreender e transformar a experiência do usuário, é preciso monitorar e entender como está a adoção da aplicação, sua navegabilidade e desempenho, entre tantos outros itens.

Ao mesmo tempo, ajudar os times de desenvolvimento e de operações a atuar com maior integração, agilidade, automação e segurança, sem fricção.

Todos fatores relevantes para as mais diversas aplicações como as de e-commerce e de serviços financeiros, por exemplo.

É isso que chamamos de moderna fábrica de software, uma nova abordagem sobre a tecnologia baseada em quatro pilares – agilidade, automação, insights e segurança -, que ajuda as empresas desde a fase da ideia até sua execução, identificando tendências e oportunidades de melhoria na experiência digital do usuário, proporcionando diferenciação e vantagem competitiva real.

Aqui, o software é o grande destaque. E a companhia preparada para desempenhar um papel relevante no mundo digital precisa estar pronta para desenvolver seus aplicativos com alta qualidade e agilidade, incluindo o feedback dos usuários em tempo real e fornecendo insights para o negócio.

Segurança do código

Entre os novos conceitos e soluções, o Secure DevOps ou SecDevOps, proporciona a entrega de uma aplicação mais rápida e com mais qualidade, ao permitir que se teste o app ou aplicação no momento em que se escreve o código.

Mas o teste não é somente o de desempenho. É também de segurança do código, de uma pequena parte dele, de um microsserviço ou o código todo, uma ação fundamental para identificar possíveis problemas de qualidade, desempenho ou segurança que por vezes são lembrados apenas no final da cadeia de desenvolvimento.

Ou, pior ainda, somente após uma brecha ou um ataque, o que pode causar grandes perdas para o seu proprietário. Além disso cada vez mais se vê a adoção de nuvens privadas ou públicas para a tecnologia de informação (TI) responder mais rápido às demandas do negócio e crescimento dos usuários.

E os datacenters, agora, incorporam a infraestrutura de rede por meio do Software Defined Networking (SDN), para também dar mais agilidade e dinamismo para a infraestrutura que suportam as aplicações.

Outro ponto é que a metodologia de trabalho Secure DevOps aumenta significativamente a qualidade e o desempenho de uma aplicação.

Um bom exemplo é o de um site de e-commerce de um dos maiores varejistas do Brasil.

Por meio da disciplina de testes de desempenho on demand, foram detectadas possibilidades de melhorias no código e, após fazer ajustes na aplicação, com a mesma infraestrutura, foi possível executar sete vezes mais transações de negócio.

Em outro caso, de uma operadora de celular, a redução de horas para criar a massa de usuários para testar novas melhorias do sistema de Customer Relationship Management (CRM) caiu de 1.500 horas para apenas duas horas.

Ambos casos de ganhos expressivos que aumentam a qualidade e agilidade em entregar inovação para clientes.

App cinco estrelas

A moderna fábrica de software proporciona um diferencial significativo para toda a corporação.

Dá mais capacidades e condições do time de desenvolvimento entregar um app cinco estrelas, une forças com o time de operações, segurança e negócio, e impulsiona a inovação e a criatividade, com a velocidade necessária do mundo digital, transformando a experiência do seu usuário em melhorias tangíveis para o negócio real.

  • João Fábio Valentin é vice-presidente de DevOps para a América Latina da CA Technologies

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Comissão da ABNT precisa de mais pessoas para construir a posição brasileira junto à ISO / Mikael Hvidtfeldt Christensen/Creative Commons

Precisamos debater sobre normas para gestão da inovação

Entidades privadas e públicas e a academia brasileira deixam escapar uma oportunidade única de discutir o desenvolvimento de normas internacionais para gestão da inovação. O Brasil, juntamente com a França, pode ser um protagonista no debate internacional sobre ferramentas e sistemas de gestão de inovação, mas para isso é preciso[…]

Leia mais »
Os dados são a nova moeda na quarta revolução industrial / Mikael Hvidtfeldt Christensen/Creative Commons

Por que a era da nuvem exige armazenamento rápido de dados

Independentemente da indústria, a capacidade de transformar dados em inteligência é a nova moeda competitiva no mercado. Hoje, empresas B2C se tornaram companhias de consumo e também de tecnologia. Para se manterem competitivas em um mercado de bens de consumo cada vez mais saturado, é exigido uma visão em tempo[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami