inova.jor

inova.jor

Quanto tempo leva para superar uma crise

A Pets.com foi um dos símbolos da bolha da internet dos anos 2000
A Pets.com foi um dos símbolos da bolha da internet dos anos 2000

A bolha da internet explodiu há quinze anos, nos Estados Unidos, jogando o setor de tecnologia numa crise que só começou a ser superada em 2004, com a abertura de capital do Google.

Um dos grandes ícones daqueles tempos de exuberância irracional foi a empresa Pets.com, que vendia produtos de animais de estimação com prejuízo; queimou, em pouco mais de dois anos, os US$ 300 milhões que recebeu em investimento; e fechou as portas logo depois de veicular um comercial no Super Bowl, o horário mais caro da TV americana. O mascote da empresa era um fantoche de meia em forma de cachorro.

A Business Insider citou dados da PwC para mostrar que, pela primeira vez, o total investido num trimestre em empresas de software nos EUA superou os tempos da bolha. No segundo trimestre deste ano, os investimentos chegaram a US$ 7,3 bilhões, comparados a US$ 7 bilhões no mesmo período de 2000.

Dados da PwC sobre investimento em empresas de software nos EUA

A própria Business Insider fez algumas observações sobre os dados. Não há informações, por exemplo, se os números são corrigidos pela inflação. O total de transações ainda está abaixo do pico de 2000, o que significa que menos empresas estão recebendo mais dinheiro.

Superação

Os dados mostram como é difícil superar uma crise. O índice da bolsa eletrônica Nasdaq só conseguiu ultrapassar a pontuação máxima que havia atingido na época da bolha em 23 de abril deste ano, quando fechou com 5.056,06 pontos. Hoje, o índice Nasdaq encerrou a 4.517,32 pontos, abaixo do pico pré-crise.

Foto: Reprodução

Publicações relacionadas

O Labelectron, da Fundação Certi, combina pesquisa e fabricação de produtos / Renato Cruz/inova.jor

Como a indústria brasileira pode competir com a China

FLORIANÓPOLIS A crise da indústria brasileira começou antes da crise. O faturamento real do setor foi, em maio deste ano, o pior desde fevereiro de 2009. A participação dos produtos manufaturados nas exportações brasileiras, que havia chegado a 61% em 2002, está atualmente em 36%. O Labelectron, fábrica-laboratório da Fundação Certi, tem entre os[…]

Leia mais »
Apple Event 2015

Seu anúncio, o Ad Block e a microssegmentação

A IAB Brasil, associação que promove o marketing digital no país, estima que a publicidade mobile deve fechar o ano com um investimento total de R$ 822 milhões. Apesar do crescimento de 14% em relação a 2014, os anunciantes estão preocupados com o retorno sobre o investimento: o número de[…]

Leia mais »