inova.jor

inova.jor

Quais são as melhores práticas para publicar dados na Web

Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons
Brasileiros elaboram documento do W3C sobre publicação de dados na Web / High Ways Agency/Creative Commons

O World Wide Web Consortium (W3C) lançou um documento de referência com recomendações para a publicação de dados na Web.

Intitulado Boas Práticas para Dados na Web, o documento foi redigido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documento mostra como profissionais envolvidos com gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados podem descobrir, acessar e processar dados de uma forma mais eficiente.

São detalhados tópicos como metadados, qualidade e proveniência dos dados, licença e uso.

A metodologia envolveu coleta de casos sobre uso de publicação de dados na Web de diferentes partes do mundo, consultas públicas e a participação da comunidade Web.

O texto está disponível na íntegra em inglês. A tradução para português será lançada em breve.

O W3C é uma comunidade internacional que desenvolve padrões abertos para a Web, liderada pelo criador da tecnologia, Tim Berners-Lee.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

O conceito de indústria 4.0 acrescenta uma camada de inteligência à produção automatizada / Reinhard Winkler/Creative Commons

Philip K. Dick, nosso contemporâneo: ‘Somos nós ou a rede’

Apesar de ter morrido há décadas, Philip K. Dick é nosso contemporâneo. Suas distopias tratam de questões que a tecnologia nos impõe hoje. A inteligência artificial foi  por muito tempo uma promessa. Com o aprendizado de máquina, já aconteceu. Computadores conseguem aprender coisas sem que tenham sido programados, e sem[…]

Leia mais »

Afrolab busca recursos para capacitar empreendedoras negras

O Afrolab para Elas busca financiamento para oferecer capacitação técnica a empreendedoras negras. Quem tiver interesse em apoiar pode visitar a página do projeto na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria. O prazo do financiamento coletivo termina em 30 de outubro. As doações podem ser feitas por empresas ou pessoas físicas.[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *