inova.jor

inova.jor

Metade dos brasileiros conectados só usa o celular

Noventa e seis por cento dos brasileiros conectados usam o celular / Edilson Rodrigues/Agência Senado
Noventa e seis por cento dos brasileiros conectados usam o celular / Edilson Rodrigues/Agência Senado

Metade da população conectada no Brasil acessa a internet exclusivamente pelo celular, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada hoje (24/7) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Esse percentual corresponde a 58,7 milhões de pessoas. Pela primeira vez, os usuários que acessam a rede somente pelo celular (49%) superaram os que combinam celular e computador (47%).

O total de usuários de internet no Brasil avançou seis pontos percentuais no último ano, chegando 67% da população, o que corresponde a 120,7 milhões de pessoas.

A pesquisa apontou que 87% dos usuários usam a internet todos os dias ou quase todos os dias.

Houve um avanço da televisão conectada, usada por 22% dos brasileiros com acesso. Em 2014, eram 7%.

Classe D/E

O uso exclusivo da internet é maior entre os brasileiros de classe D/E (80%) e nas áreas rurais (72%). Esse perfil também é maior entre mulheres (53%) do que entre homens (45%).

O total de lares conectados no Brasil chegou em 2017 a 42,1 milhões, o que equivale a 61% do total. Em áreas urbanas, a proporção é de 65% (38,8 milhões de domicílios).

A 13ª edição da TIC Domicílios entrevistou pessoas em mais de 23 mil domicílios em todo o país, entre novembro de 2017 e maio de 2018.

A pesquisa é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Publicações relacionadas

Vídeo está em risco com novos limites na banda larga / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Como os limites à banda larga vão atrapalhar sua vida

Difícil lembrar de algum setor, além das telecomunicações, em que demanda crescente é considerada problema. O tráfego de internet têm avançado rapidamente e a solução encontrada pelas principais empresas do setor foi limitar o uso da banda larga fixa. Na semana passada, a Vivo anunciou franquias de dados, parecidas com as que[…]

Leia mais »
A Loucomotion assina sistemas da Autodesk para criar imagens de veículos

Como o modelo de assinaturas muda o mercado de software

Não é fácil mudar de modelo de negócios. A Autodesk, cujo produto mais famoso é o software de projetos Autocad, anunciou hoje que, no Brasil, deixará de vender licenças permanentes a partir de 31 de janeiro de 2016. A empresa já prepara há dois anos a transição para o modelo de[…]

Leia mais »