inova.jor

inova.jor

Por que o empreendedorismo atrai os jovens

Maioria dos jovens brasileiros preferiria ter um negócio próprio / Renato Cruz/inova.jor
Maioria dos jovens brasileiros preferiria ter um negócio próprio / Renato Cruz/inova.jor

 

Mais do que uma forma de ganhar dinheiro, os jovens brasileiros veem no empreendedorismo uma maneira de ter atitude, iniciativa e criatividade.

Essa foi uma das conclusões da pesquisa Juventude Conectada, desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Ibope Inteligência e a Rede Conhecimento Social.

Foram ouvidos 400 jovens com idades de 15 a 29 anos, em todas as regiões do país. Cinquenta e seis por cento se consideram empreendedores.

O que é empreender

Algumas das conclusões do estudo:

  • 70% dos jovens preferem ter um negócio próprio, desafiando-se a criar produtos e serviços;
  • 65% concordam que empreendedorismo é mais que ter um negócio, é ter atitude, iniciativa e criatividade;
  • 60% acreditam que sucesso é ter um negócio de impacto com benefícios pessoais e para sociedade; 
  • 60% enxergam empreendedorismo como propósito de vida;
  • 56% acreditam que sucesso é ter um bom lucro;
  • 56% discordam de que o jovem tem menos medo de empreender porque tem menos responsabilidade;
  • 55% veem empreendedorismo como realização pessoal, e não geração de lucro;
  • 55% acreditam que empreender é conseguir colocar em prática seus sonhos;
  • 30% preferem ser empregados numa empresa, associando o conceito de empreender ao contexto empresarial.

Oito em cada 10 jovens da classe C gostariam de ter sua própria empresa, comparados a quatro em cada 10 das classes AB.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Facebook vai atrás de anunciantes até de caminhão

O Facebook quer aproveitar o crescimento do empreendedorismo no Brasil. A empresa de Mark Zuckerberg viaja até de caminhão para ensinar empresários brasileiros a usar a rede social para alavancar negócios. Considerada referência em pesquisas internacionais, a Monitor Empreendedorismo Global 2015 (GEM, na sigla em inglês) divulgou no início do[…]

Leia mais »
O consumidor brasileiro é ávido por experiências novas e inovações tecnológicas / Renato Cruz/inova.jor

‘Acreditamos que o Brasil está além da crise’

O Brasil sempre nos despertou para novas perspectivas de investimento e negócios. Afinal de contas, hoje são mais de 70 milhões de pessoas que utilizam smartphones, 17 milhões em busca de alguma forma de crédito e, além disso, os brasileiros estão em primeiro lugar na liderança dos relacionamentos via redes[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *