inova.jor

inova.jor

Por que o empreendedorismo atrai os jovens

Maioria dos jovens brasileiros preferiria ter um negócio próprio / Renato Cruz/inova.jor
Maioria dos jovens brasileiros preferiria ter um negócio próprio / Renato Cruz/inova.jor

 

Mais do que uma forma de ganhar dinheiro, os jovens brasileiros veem no empreendedorismo uma maneira de ter atitude, iniciativa e criatividade.

Essa foi uma das conclusões da pesquisa Juventude Conectada, desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Ibope Inteligência e a Rede Conhecimento Social.

Foram ouvidos 400 jovens com idades de 15 a 29 anos, em todas as regiões do país. Cinquenta e seis por cento se consideram empreendedores.

O que é empreender

Algumas das conclusões do estudo:

  • 70% dos jovens preferem ter um negócio próprio, desafiando-se a criar produtos e serviços;
  • 65% concordam que empreendedorismo é mais que ter um negócio, é ter atitude, iniciativa e criatividade;
  • 60% acreditam que sucesso é ter um negócio de impacto com benefícios pessoais e para sociedade; 
  • 60% enxergam empreendedorismo como propósito de vida;
  • 56% acreditam que sucesso é ter um bom lucro;
  • 56% discordam de que o jovem tem menos medo de empreender porque tem menos responsabilidade;
  • 55% veem empreendedorismo como realização pessoal, e não geração de lucro;
  • 55% acreditam que empreender é conseguir colocar em prática seus sonhos;
  • 30% preferem ser empregados numa empresa, associando o conceito de empreender ao contexto empresarial.

Oito em cada 10 jovens da classe C gostariam de ter sua própria empresa, comparados a quatro em cada 10 das classes AB.

Publicações relacionadas

Unimed busca startups para aceleração

A Unimed abriu inscrições para um programa de aceleração que busca transformar a sua qualidade da gestão. Assim, o objetivo é selecionar até 12 startups que atuem em melhorias de: atualização cadastral; atendimento laboratorial; e tabela de itens cadastrados na cooperativa para utilização em procedimentos médicos. Realizado em Curitiba, o[…]

Leia mais »
O Porto Digital tem expectativa de dobrar num período de cinco anos / Divulgação

Porto Digital busca profissionais fora do Recife

Localizado no Recife, o Porto Digital é um exemplo de parque tecnológico de sucesso. Criado em 2000, abriga 316 empresas, que atingiram faturamento anual de R$ 1,8 bilhão. “Enfrentamos hoje um desafio de mão de obra”, afirma Pierre Lucena, diretor presidente do Porto Digital, em entrevista ao inova.jor. “Temos como[…]

Leia mais »