inova.jor

inova.jor

Cai a taxa de novos empreendedores no Brasil

Empreendedores: Taxa de empreendedorismo é a segunda maior da história / Sebrae-SP
Taxa de empreendedorismo é a segunda maior da história / Sebrae-SP

No ano passado, havia 52 milhões de empreendedores no país, o que equivale a dois a cada cinco brasileiros com idade de 18 a 64 anos, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada pelo Sebrae.

A taxa chegou a 38%, sendo a segunda melhor desde 2002, quando o índice começou a ser medido.

Apesar disso, o total de empreendedores iniciais (cujas empresas os remuneram por um período inferior a 42 meses) caiu de 20,3% em 2017 para 17,9%.

Já os empreendedores estabelecidos (remunerados por suas empresas por um período superior a 42 meses) passaram de 16,5% para 20,2% da população.

Empreendedores segundo o estágio do empreendimento / Fonte: GEM Brasil 2018

Segundo o relatório, a redução no empreendedorismo inicial, verificada a partir de 2016, pode refletir maior esperança de desempregados de recolocação no mercado de trabalho.

“Contudo, é fundamental que a taxa de empreendedores nascentes continue sendo foco de atenção nos próximos anos, pois novas reduções podem sinalizar uma percepção social de que a decisão de empreender no Brasil não seja uma decisão acertada ou recomendada”, destacou o estudo.

Oportunidade

Uma boa notícia é que a taxa de empreendedorismo por oportunidade cresceu entre empreendedores iniciais, chegando a 61,8% no ano passado.

“Esse percentual encontra-se distante ainda do patamar alcançado em 2012 e 2013 (71%), porém apresenta-se com 5 pontos percentuais superior ao verificado em 2015, auge da crise econômica pela qual vem passando a sociedade brasileira”, apontou o relatório.

Empreendedores por oportunidade e por necessidade / Fonte: GEM Brasil 2018

O empreendedorismo de oportunidade tem como principal motivo a identificação de oportunidade de negócio no ambiente de atuação. O de necessidade, por outro lado, justifica-se pela falta de oportunidades para criação de renda e ocupação.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Programação: O Centro de Engenharia de Belo Horizonte é o único da América Latina / Divulgação

Google promove competição online de programação

Estão abertas as inscrições para o Kickstart, competição online de programação promovida pelo Google. Os melhores participantes podem ser contatados pela equipe de recrutamento do Centro de Engenharia do Google, em Belo Horizonte. Os interessados podem se inscrever no site da competição.  As próximas rodadas da competição estão marcadas para:[…]

Leia mais »
O coworking possui área de descanso e relaxamento, inspirados nos escritórios do Vale do Silício / Divulgação

Aceleradora do Google busca startups brasileiras

A Launchpad Accelerator, aceleradora do Google, está recrutando startups que desejam participar da terceira turma de seu programa. O projeto será voltado para startups do Brasil, Índia, Indonésia e México. Com duração de seis meses, o programa terá início em 30 de janeiro do próximo ano. A primeira parte do[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *