inova.jor

inova.jor

Brasil permanece em 57º no ranking de competitividade digital

Brasil permanece em 57ª no ranking de competitividade digital
Brasil ficou nas últimas posições do ranking / Michiel Jelijs

O Brasil permaneceu em 57º lugar no ranking global de competitividade digital.

A lista é resultado de avaliação feita em 63 países pelo Núcleo de Competitividade Global do IMD, escola de negócios da Suíça, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Assim, em três anos de divulgação do relatório, o Brasil sempre se manteve entre as economias com as piores avaliações. Da 55ª posição em 2017, caiu para o 57º lugar em 2018, onde permaneceu em 2019.

Além disso, o país figura apenas na 61ª posição do subfator “talentos”, que avalia a qualidade de mão de obra de uma nação.

“A pesquisa traz uma perda de confiança no país, em sua capacidade para financiar e apoiar a inovação e adoção de tecnologias digitais”, comenta Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Por fim, foram utilizados indicadores relacionados a tecnologias digitais como fator-chave para a transformação econômica nos negócios, governos e sociedades em geral. São eles:

  • Conhecimento: a capacidade de entender e aprender novas tecnologias.
  • Tecnologia: a competência para desenvolver novas inovações digitais.
  • Prontidão Futura: a preparação para os desenvolvimentos no futuro.
  • Robô industrial: para medir o número total de robôs em operação.
  • Robôs usados para educação em todo o mundo.

Competitividade

Na América Latina, México e Colômbia foram os únicos países que avançaram no ranking deste ano.

Os Estados Unidos mantiveram a primeira posição no ranking. É seguido das outras quatro economias mundiais que também não sofreram alterações em relação a 2018: Cingapura, Suécia, Dinamarca e Suíça.

Além disso, dentre os dez primeiros se destacam a Holanda, Hong Kong e a Coréia do Sul, que subiram para 6º, 8º e 10º lugar, respectivamente.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Como acompanhar a concorrência em tempo real

O que seus concorrentes estão fazendo neste momento? A Real Trends acredita que esse tipo de informação pode ser uma vantagem competitiva. A empresa oferece ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre. “Também fechamos parceria com a Amazon no Brasil”, comenta o Javier Goilenberg, presidente e cofundador da Real[…]

Leia mais »

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *