inova.jor

inova.jor

Podcast: Como transformar uma ideia numa startup

Podcast: Como são as iniciativas de incentivo às startup
Rodrigo Franco e André Minatti Felismino participaram do inova.jor cast / Inova.jor

Iniciativas de incentivo às startups surgem com cada vez mais força no mercado. Algumas delas, inclusive, buscam empreendedores diretamente da faculdade.

Esse foi o tema do sexto episódio do inova.jor cast, que traz semanalmente novidades sobre inovação, negócios e tecnologia.

O podcast está disponível no Spotify, no Deezer, no iTunes e no SoundCloud

O Academic Working Capital (AWC), do Instituto TIM, transforma trabalhos de conclusão de curso (TCC) em empresas. Já são mais de 120 projetos apoiados.

“Buscamos aqueles TCCs que que já tem uma base tecnológica”, afirma Rodrigo Franco, coordenador de aceleração AWC.

“É um momento em que os estudantes estão num período ótimo para empreender. Afinal, você estuda há cinco anos, tem um projeto em mãos. É o momento-chave para decisão de carreira”.

Incentivo de classe

Um exemplo de TCC que virou empresa é a Lave Copos. Fundada por André Minatti Felismino, a startup surgiu com projeto do curso de engenharia mecânica.

Assim, a ideia da empresa é criar uma solução para o problema do uso de copos plástico no mundo corporativo, por meio de uma máquina que lava copos reutilizáveis no ambiente de trabalho.

“Já conseguimos validar nosso modelo de negócios e estamos terminando nosso protótipo”, disse Felismino.

“Além disso, temos contato com várias empresas interessadas. Falta só mostrar a máquina e implementar um contrato para prova de conceito para validar a solução técnica”.

Por fim, Franco ressalta a importância da atenção especial ao empreendedorismo nas faculdades para que mais casos como a Lave Copos apareçam.

“Faltam capacitações e capacidades que deveriam ser estimuladas nos alunos”, diz. “É preciso entender, por exemplo, de mercado e de clientes.”

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

O computador quântico foi um dos temas discutidos durante o CIAB Febraban / Renato Cruz/inova.jor

O que falta para as fintechs avançarem no Brasil

  O mercado bancário brasileiro é altamente concentrado, com spreads (diferença entre as taxas básicas e os juros efetivamente cobrados) elevados e tarifas em ascensão. Essa situação beneficia o surgimento de fintechs, empresas de base tecnológica que oferecem serviços financeiros. Um estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Fintechs (AB Fintechs)[…]

Leia mais »
Ossamu (e.) e Salvio (c.) falam sobre experiência do cliente / inova.jor

Como a digitalização melhora a experiência do cliente

Ferramentas de análise de dados e inteligência artificial permitem identificar o contexto do cliente, melhorando as ofertas personalizadas. Esse foi um dos temas da conversa com Paulo Ossamu, diretor de Consultoria em Tecnologia da Accenture, e Eduardo Salvio, head de Google Cloud Enterprise, no inova.jor cast. O podcast é publicado[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *