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O que fazer para registrar a jornada de trabalho à distância

Trabalho à distância é uma tendência, necessitando de sistemas para controlá-los / Pixabay
Trabalho à distância é uma tendência, necessitando de sistemas para controlá-los / Pixabay

A busca por sistemas que controlam a jornada de trabalho à distância não para de crescer.

Empresas de diversas áreas estão interessadas na tecnologia, que garante mais assertividade ao gerenciamento do trabalho fora do escritório.

A prática de home office, disseminada desde o início da quarentena, deu um impulso ainda maior para as empresas que disponibilizam essa solução.

Estatísticas

A Ponto Móvel registrou um crescimento de 20% no número de usuários do sistema PMóvel.com, que controla e registra o ponto online.

O avanço foi computado em março de 2020, na comparação com janeiro passado.

A maioria dos usuários dessas soluções ainda é composta por representantes de vendas de grandes empresas, que realizam o trabalho em deslocamento.

Mas vejo como tendência o crescimento de adesões por parte de pequenas e médias empresas (PMEs) e empregados domésticos.

No futuro, acredito que teremos uma carteira composta 60% por PMEs e 40% por empresas com mais de 100 funcionários.

Esses sistemas foram criados com foco na redução de custos, facilidades e modernização no controle da jornada de trabalho, já que disponibilizam relatórios de horas trabalhadas evitando, por exemplo, o pagamento de horas extras desnecessárias e banco de horas a mais.

As empresas conseguem reduzir seu passivo trabalhista em até 50% no ano, em comparação às companhias que não utilizam nenhum tipo de controle de jornada.

Em 2020, com a prática de home office sendo estendida a profissionais que trabalhavam no escritório, esse percentual deve ser ampliado ainda mais.

Vantagens

Para os funcionários, a vantagem é a precisão dos cálculos de horas trabalhadas e auxílio no autocontrole das atividades.

Além disso, os relatórios são comprobatórios do tempo trabalhado e, portanto, do salário a ser pago na prestação de serviço.

As soluções de controle de trabalho à distância fornecem detalhes de localização por meio de internet em celulares, computadores ou por telefones fixos.

Todas as informações de entrada e saída dos funcionários ficam registradas num sistema de nuvem e geram automaticamente relatórios, que podem ser acessados pelo gerente da empresa ou de recursos humanos (RH), oferecendo aos gestores facilidade no dia a dia e otimização do tempo para essas tarefas.

É possível controlar a rotina e as tarefas dos funcionários sem que eles precisem usar os relógios de ponto tradicionais.

O sistema oferece a definição, por GPS, no perímetro regional onde o trabalhador deve executar suas atividades, e informa a localização do funcionário no momento do registro, facilitando o acompanhamento e garantindo a presença nos locais e horários definidos.

Também contempla a marcação offline, transmitindo as informações quando o aparelho estiver novamente online, além de controlar banco de horas para as empresas que utilizam esta modalidade.

Outra vantagem é que o sistema está totalmente adaptado à realidade e legislação brasileira, com certificação Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e em conformidade com as portarias do Ministério do Trabalho.

Além disso, dispensa instalação de equipamentos e pode ser integrado à folha de pagamentos, cadastros e arquivos fiscais, entre outros sistemas internos.

Em função do momento atual provocado pela pandemia de covid-19, decidimos disponibilizar nossa solução por 60 dias, sem custos para novos clientes.

É uma forma de ajudar as companhias a se adaptarem e orientarem seus colaboradores nesse período tão desafiador.

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