inova.jor

inova.jor

Quais são as perspectivas para a Indústria 4.0

Adotar o conceito de Indústria 4.0 é essencial para a competitividade da economia brasileira.

José Borges Frias Júnior, diretor de estratégia e desenvolvimento de negócio da divisão Digital Industry da Siemens, e Rafael Dias, head da área de automação da Siemens, conversaram sobre esse tema com o jornalista Renato Cruz.

A entrevista faz parte da série Quem Inova, disponível no canal do inova.jor no YouTube.

Vantagens e desvantagens

Conectividade é um componente importante da Indústria 4.0.

“Se o 5G (quinta geração das comunicações móveis) for oferecido nos modelos atuais, não será necessariamente o que a indústria está precisando”, comentou José Borges Frias Júnior.

“Uma série de projetos que vemos hoje depende dessa conexão. Eles esbarram no problema de que nem todos os lugares têm disponibilidade da rede de telecomunicação de uma operadora para sustentar esse serviço.”

Rafael Dias destacou a importância da tecnologia em tempos de pandemia.

“Conseguimos garantir o distanciamento social dentro da indústria, ao simular o que as pessoas vão fazer dentro de uma fábrica e garantir que elas não fiquem perto uma das outras”, explicou.

“Essa tecnologia é conectada ao sistema RTLS, que é Real Time Location System, e consegue garantir que uma pessoa não vai ter realmente de chegar perto de outra e não vai ter contaminação dentro da fábrica.”

Para saber mais, assista ao vídeo.

Comentários

comentários

Publicações relacionadas

Medicamentos: André Kina, da 4Bio, aponta o custo do capital como um dos maiores problemas para o empreendedor brasileiro / Renato Cruz/inova.jor

4Bio: ‘Empreendedor precisa olhar o caixa com lupa’

No começo do ano passado, André Kina, presidente e fundador da 4Bio Medicamentos Especiais, recebeu uma notícia preocupante do seu diretor financeiro: a empresa teria problemas de capital no quarto trimestre. “O risco era muito grande”, afirma Kina. “Sempre crescemos de forma acelerada e o calcanhar de Aquiles da empresa[…]

Leia mais »
A Local Motors desenvolveu o ônibus autônomo Olli / Frank Gruber/Creative Commons

Quando a internet das coisas se torna inteligente

A tão falada internet das coisas já está presente em nossas vidas e na estratégia de companhias dos mais diversos setores, mostrando que é um caminho sem volta. A chamada IoT também é uma das tendências tecnológicas que cada vez mais consumirá investimentos em pesquisa e inovação. Estamos falando de[…]

Leia mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *