inova.jor

inova.jor

‘Liberdade de expressão não é liberdade de viralização’

Qual é a responsabilidade das big techs na disseminação de notícias falsas e discurso de ódio?

Esse foi um dos temas da conversa entre Marcelo Bechara Hobaika, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e o jornalista Renato Cruz, em vídeo da série Quem Inova.

Bechara acaba de publicar Buracos negros digitais: a responsabilidade como defesa à livre expressão e combate à censura na internet.

Liberdade de viralização

Marcelo Bechara questiona se as plataformas digitais não deveriam ser responsabilizadas a partir do momento em que lucram com a desinformação.

“No caso do conteúdo impulsionado, não é liberdade de expressão, é liberdade de viralização. A plataforma aceita dinheiro para fazer com que um conteúdo ganhe outro patamar. Se isso causar dano, não dá para dizer que é preciso ir à Justiça. A plataforma é sócia dessa liberdade de expressão. Ela deveria ter um nível de responsabilização”, argumenta.

Para saber mais, assista ao vídeo da entrevista, e assine o canal do inova.jor no YouTube.

Publicações relacionadas

O Google tem investimento direto em 11 cabos submarinos, inclusive no Brasil / Divulgação

Google amplia investimento em cabos submarinos

O Google tornou-se uma operadora de telecomunicações? Por muito tempo, as empresas tradicionais desse mercado têm se queixado das chamadas OTTs, sigla de over the top, companhias que prestam serviços via internet. As teles costumam reclamar do crescimento explosivo de tráfego de dados, que, segundo elas, não remunera o investimento[…]

Leia mais »
A BRF adotou inteligência artificial para atendimento de TI / Divulgação

Como a inteligência artificial pode tornar o Brasil mais eficiente

O Brasil precisa ganhar produtividade. É bastante conhecido o indicador de que um trabalhador brasileiro produz o equivalente a um quarto do americano. Uma parte da solução está no investimento em tecnologia e inovação. Ferramentas de inteligência artificial (IA) podem multiplicar a eficiência de empresas. “Estamos comprometidos em assegurar que[…]

Leia mais »