inova.jor

inova.jor

‘Liberdade de expressão não é liberdade de viralização’

Qual é a responsabilidade das big techs na disseminação de notícias falsas e discurso de ódio?

Esse foi um dos temas da conversa entre Marcelo Bechara Hobaika, diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e conselheiro da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e o jornalista Renato Cruz, em vídeo da série Quem Inova.

Bechara acaba de publicar Buracos negros digitais: a responsabilidade como defesa à livre expressão e combate à censura na internet.

Liberdade de viralização

Marcelo Bechara questiona se as plataformas digitais não deveriam ser responsabilizadas a partir do momento em que lucram com a desinformação.

“No caso do conteúdo impulsionado, não é liberdade de expressão, é liberdade de viralização. A plataforma aceita dinheiro para fazer com que um conteúdo ganhe outro patamar. Se isso causar dano, não dá para dizer que é preciso ir à Justiça. A plataforma é sócia dessa liberdade de expressão. Ela deveria ter um nível de responsabilização”, argumenta.

Para saber mais, assista ao vídeo da entrevista, e assine o canal do inova.jor no YouTube.

Publicações relacionadas

Daniel Morroni, head de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, conversacom Renato Cruz, editor do inova.jor / Gabriel Rodrigues/inova.jor

Como está a transformação digital na Volkswagen

A Volkswagen tem transformado a jornada do cliente no atendimento pós-venda. As mudanças fazem parte da jornada de transformação digital do setor. “Digitalizamos todo o processo de pós-venda. Queremos levar mais conveniência e transparência ao consumidor”, resume Daniel Morroni, head de pós-vendas da montadora. Primeiramente, a Volkswagen passou a disponibilizar[…]

Leia mais »